A NBR 10151 estabelece critérios para a Avaliação do Ruído Ambiental em Áreas Habitadas visando o conforto da comunidade, ou seja, define os procedimentos técnicos para realizar medições de níveis sonoros, estabelecendo procedimentos e limites para Avaliação dos resultados, conforme o uso e ocupação do solo no local.
Segundo a Organização Mundial das Nações Unidas (OMS), um ruído de 50 dB já prejudica a comunicação e a partir de 55dB pode causar estresse e outros efeitos negativos. Ao alcançar 75dB, o ruído apresenta riscos de perda auditiva se o indivíduo for exposto a períodos de até oito horas diárias.
A OMS enfatiza que há cerca de a Organização Mundial da Saúde, há cerca de 140 bilhões de pessoas expostas a níveis perigosos de ruído ocupacional no mundo, estimando-se que 16% dessa população está exposta continuamente a 90 dB por 8 horas diárias, e apresentará lesão auditiva após 10 anos de trabalho sucessivo.
É fundamental que os empreendimentos mantenham os seus níveis de pressão sonora avaliados e controlados, pois trata-se de uma questão relacionada diretamente com a saúde das pessoas.
A Simples Ambiental Consultoria e Treinamentos, fornece assessoria e suporte aos seus clientes na Avaliação do Níveis de Pressão Sonora, com equipamentos que atendem integralmente as normas vigentes.
All images on this website are imported from Freepik. Acess: https://br.freepik.com/